quinta-feira, 1 de maio de 2008

A mídia na semana

- Nas manchetes de todo o mundo o assunto da semana passada foi o espectro da fome. Desta vez a escassez vai pegar países ricos e pobres, emergentes e poderosos. Os únicos que vão escapar da fome são os leitores brindados neste fim de semana com mais uma capa sobre dietas balanceadas.
- A Unesco comandou no passado uma cruzada mundial pelo livre fluxo das informações. Mas, no Brasil, a Unesco está na contramão – caso da Conferência Legislativa Sobre a Liberdade da Imprensa realizada hoje em Brasília, onde só falam donos de jornais. Jornalistas e sociedade civil ficaram de fora.
- Ronaldo, o Fenômeno, está conseguindo acabar com as diferenças entre jornais populares e jornais de qualidade. Graças às suas aventuras noturnas, o camisa nove estava hoje nas primeiras páginas da imprensa de escândalo e da imprensa de prestígio. É um golaço em favor do sensacionalismo globalizado.
- Quando se imaginava que a Áustria já tinha completado a sua quota de monstros, aparece um engenheiro que seqüestrou e violou a própria filha ao longo de 24 anos e com quem teve sete filhos. Junto com o assassinato de Isabella Nardoni, completa uma escalada de horrores que não honra muito a condição humana.


*Alberto Dines

Nenhum comentário: