quarta-feira, 14 de maio de 2008

Romper

"No tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus". 1 Pedro 4.2
Você já parou para pensar quanto tempo de vida tem ainda aqui na terra? Independente da sua resposta creio que achará que é pouco tempo. Todos querem um pouco mais; eu também. Um pastor muito querido, um dos meus mentores espirituais, pr. Paulo de Souza Nunes, me disse certa vez, em uma viagem missionária pelo interior de Macaé, respondendo a um questionamento que lhe fiz: " Eu tenho certeza de que vou para o céu, mas não estou com pressa nenhuma, porque existe muita coisa boa para fazer para Deus aqui neste mundo!"
Ele estava absolutamente certo, e eu nunca mais me esqueci daquelas sábias palavras. A vida realmente é boa, basta que saibamos vivê-la. Não existe nenhum pecado em gostar da vida na terra; esse é um projeto divino. Foi Deus quem a criou para nós e ele não comete erros. Por mais que o mundo esteja no maligno e a humanidade distante do seu Criador, eu creio que o Senhor reina! Ele tem em suas mãos todo domínio e controle da Terra. A Bíblia diz que a nossa vida aqui é breve, curta e temporária. Então, pensando em quanto tempo de vida ainda temos, alguns dirão dez, vinte, trinta e até cinqüenta anos, mas se você está lendo este livro dificilmente arriscaria dizer cem anos. Está escrito em Tiago 4.14: "Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa."
Como disse Rick Warren, em seu livro: "... a vida na terra é o ensaio para grande apresentação que teremos no céu, na eternidade com Deus". (Warren, Rick. Uma Vida com Propósitos. São Paulo, Ed. Vida, 2003 – pág. 33). Então, diante da realidade da brevidade da vida, o que você fará com este precioso tempo que ainda lhe resta? Como disse, você pode até querer ficar mais tempo aqui, mas isso não é opção nossa, temos um tempo determinado por Deus, em sua santa e sábia direção. Definitivamente, independente do tempo que ainda vai viver aqui, se você deseja a bênção de Deus e uma vida bem sucedida e próspera, livre-se do pecado, rompendo com ele agora mesmo! Você sabe qual é o nome do pecado em sua vida, conhece bem o que o acorrenta a uma vida fora da vontade de Deus!
Nossa carne, por ter como herança uma natureza caída pelo pecado, sempre tenderá ao erro, ao pecado; essa era a luta de Paulo, "Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo" (Romanos 7.19). Então, o que faremos? Vamos "jogar a tolha"? Cair no pecado? Desistir? Não, absolutamente não! A santificação é uma conquista que Deus deseja dar a todos que buscam nele – para mim e para você – portanto, não é uma luta fácil de ser travada. Ela começa na mente, passa pelo coração, se concretiza em nossas ações e tem como inimigos diretos o mundo, a nossa carne e o diabo. É uma batalha que precisa ser vivida todo dia. Todavia, para que você celebre diariamente esta vitória, é preciso romper qualquer relação que venha tendo com o pecado – qualquer flerte – cortar definitivamente na mente, no coração e na vida diária. Você não pode ter convivência, amizade, ou gosto pelo ato de pecar; não pense que, porque a carne é fraca, seu pecado é vitamina para ela.
Romper com o pecado é não pensar no pecado, é não alimentar sua mente com desejos e concupiscências da carne. Quando você foca no pecado, tende a pecar mais. E qual é a solução, então? Mantenha sua mente e seu coração perto de Deus diariamente, viva um dia de cada vez, celebrando a sua vitória sobre o pecado, e tenha prazer em dizer, por exemplo: "estou há dois anos, 143 dias e oito horas sem pecar".
Romper com o pecado é uma decisão que você deve tomar não só por causa do Senhor, da igreja, dos seus familiares, mas também por você mesmo. Não existe nada que você possa fazer, de bom ou de ruim, que faça Deus decidir amá-lo mais ou menos, simplesmente porque Deus é amor e o amor dele é incondicional.
O que ocorre é que o pecado não foi feito ou planejado para a sua vida, este não é o plano de Deus. Quando você peca intencionalmente, entristece o coração de Deus. Quando faz o que o agrada, cumpre sua vontade, obedece a seus mandamentos, vive os seus propósitos; ele sorri para você! Rompa com o pecado e traga um sorriso ao rosto de Deus, assim a vida é bela!


*Carlito Paes - recebi do Pastor Márcio Valadão.

Nenhum comentário: