quinta-feira, 5 de junho de 2008

Celebrar

O salmista nos convida a celebrar com júbilo ao Senhor e a nos apresentar diante dele com hinos de louvor. A vida cristã se inicia com a grande "festa no céu" por um pecador que se arrepende. Como na história do filho pródigo houve festa, com direito à música e danças, assim também há alegria na presença do Senhor eternamente. Portanto, celebre a presença de Deus com júbilo e deixe esta alegria jorrar de seu coração e abençoar os que estão ao seu lado no dia-a-dia.
“Em ti quero alegrar-me e exultar, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo”. Salmo 9.2
Normalmente todos gostam de festa, não é mesmo? Quando estamos com saúde, basta um motivo e estamos festejando: aniversários, bodas, formaturas, casamentos, inaugurações; temos roupas de festa, jóias de festa, calendário de festas; enfim festa faz parte de nossa vida e agenda. Nelas damos e recebemos presentes, cantamos, aplaudimos, gritamos, sorrimos, alguns dançam, e tudo isto para pessoas, muitas vezes para nós mesmos. Algo errado nisto? Absolutamente não, devemos celebrar a vida, o casamento, a família, a alegria, a unidade, a paz, com toda certeza. Todavia não podemos jamais nos esquecer do alvo maior de nossa celebração, a pessoa a quem mais devemos celebrar, sua presença, graça, perdão e poder!
Como aprendemos em nossa cultura, celebração é festa, é alegria; ninguém gosta de festa com gente reclamando, triste, chorando... Então, como tem sido sua celebração para Deus? Você tem celebrado? Quem é o motivo de sua celebração? Qual é a motivação de sua celebração? Para quem você faz festa? Talvez suas festas para Deus não estejam tão alegres, porque o foco está em você, no que você gosta ou não, no que está passando ou sentindo. Na celebração verdadeira a Deus. A festa não é para você, desta vez não é sua festa. É a festa dele. Se eu colocar o foco nele, no que Deus fez, faz, tem feito e fará, no mundo e em minha vida, em seus propósitos, atributos e caráter, jamais celebrarei da forma errada ou com motivação errada.

A Palavra de Deus diz que Davi também estabeleceu as seguintes expressões de adoração, celebração e louvor dentro da celebração: cânticos (Salmo 119.54), ações de graças (Salmo 100.4, Salmo 70.30); expressões de júbilo (Salmo 89.15); gritos de alegria, palmas (Salmo 47.1); mãos levantadas (Salmo 134.2); instrumentos (Salmo 150.3-5); danças e saltos (Jeremias 31.13); de pé, encurvado; de joelhos, prostrado (Salmo 95.6, Salmo 99.5,9); com cortejos (Salmo 68.24); com bandeiras (Salmo 20.5) e com festas (Salmo 118.27).
E o nosso Deus é o maior exemplo, o salmista diz que ele fez o povo sair em festa: “Fez o seu povo sair cheio de júbilo, e os seus escolhidos, com cânticos alegres” (Salmo 105.43).
Celebrar a presença e a pessoa de Deus em adoração, com festa, é bíblico; Jesus não desfez nenhuma destas manifestações, apenas disse: “Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura” (João 4.23). Isso não tem a ver com estilo, forma, notas musicais, coisas exteriores, mas com vida, vida interior, onde só Deus pode ver e é isso que realmente é importante para ele, e espero que o seja para você também; assim, ao invés de julgar, você deve celebrar!
Estar na presença de Deus, celebrando-o com louvor e adoração, não tem poder para mudar Deus, mas muda a gente. [...]
Que você não fique alegre, sorria, cante, bata palmas, apenas nas festas sociais que são feitas para você, familiares e amigos, mas que tenha grande alegria em celebrar ao seu Deus. Ele o fez para isto, você foi feito para celebrar! Celebre neste dia, você tem milhões de motivos para isto, pode acreditar!
*Por Carlito Paes, recebi do Pr. Márcio Valadão.

Nenhum comentário: