quinta-feira, 30 de julho de 2009

A Arte dos Brennand

.
Ai estou eu e “O Pensador”. Esta é uma réplica autorizada, e está nos jardins do Instituto Ricardo Brennand
.
Não há palavras suficientes para descrever a arte dos Brennand em Recife, Pernambuco. Tive a honra de, em Maio, visitar Recife e conhecer dois grandes empreendimentos promotores das artes, da história e da cultura. Junto com professores e alunos da Universidade Estadual da Paraíba, visitamos pela manhã a Oficina Brennand, atelier do artista plástico Francisco Brennand, um complexo dedicado às artes plásticas.
.
Muitos, inclusive eu, enxergam o Taj Mahal nesta área na Oficina Brennand
.
Por fora, jardins com muitas esculturas, de uma inspiração diversificada, antropocentrista, medieval e sexual. Um dos jardins é assinado por ninguém menos que o paisagista Burle Marx, e é povoado por exóticos cisnes selvagens. Há dois salões principais, um de exposição permanente de esculturas, e outro, chamado Accademia, com a exposição de desenhos e pinturas.
.
Castelo São João, museu do Instituto Ricardo Brennand
.
Tudo isto fruto das mãos do artista Brennand. Muito exótico impressionante e até incomparável. Pela tarde, visitamos o Instituto Ricardo Brennand, que a abriga uma moderníssima Pinacoteca e o museu, chamado Castelo São João. A Pinacoteca tem um riquíssimo acervo permanente e abriga exposições como a mostra “Frans Post e o Brasil Holandês”, e “O Julgamento de Fouquet”, esta ultima, de bonecos de cera.
.
Interior do Castelo São João, com destaque para as armaduras, ao centro
.
O majestoso acervo da Pinacoteca tem desde tapeçarias gigantescas a esculturas em Mármore que em nada deixam dever às gregas e vaticanas. O prédio do museu do Instituto é uma representação de um castelo medieval, e possui vários artigos da Idade Média e Moderna principalmente, com destaque para a mais completa coleção de armaria do Brasil, com armas dos mais variados tipos e períodos, inclusive o conjunto de armaduras para cavalo e cavaleiro do século XVI.
.
Castelo São João: as pessoas jogam moedas ai...
.
Ainda há quadros orientalistas, tapeçarias, esculturas clássicas, vitrais, etc. O Instituto Ricardo Brennand é um complexo único no Brasil, realmente Fantástico, assim como a atelier do outro Brennand, o Francisco, que visitamos pela manhã. Uma de minhas melhores viagens!
.
.
Confira abaixo mais imagens da Oficina Brennand:
.

Área Central

.

Accademia

.

Praça Burle Marx

.

Links recomendados:

http://www.institutoricardobrennand.org.br/castelo/index_cst.htm

http://www.brennand.com.br/

http://textoscomplementares.blogspot.com/2009/07/frans-post-e-o-brasil-holandes.html

http://textoscomplementares.blogspot.com/2009/07/o-julgamento-de-fouquet.html

Nenhum comentário: