sábado, 29 de março de 2008

Vila São João

Parque Evaldo Cruz: Ainda era bonitinho, antes de virar "Vila São João"
O prefeito destruiu o parque Evaldo Cruz. Essa é a declaração de muitos oposicionistas desinformados a respeito de Veneziano, prefeito de Campina. Mais a verdade é que o Parque Evaldo Cruz começou a ser destruído ainda no governo de Cozete Barbosa. Antes disso, lembro-me de vários sábados em que lá estive com meu pai. Eram tardes de muita diversão, tenho até uma foto. O Açude Novo era o ponto de encontro das famílias de Campina Grande, embora nem sempre tivesse a manutenção adequada.

Então veio Cozete com a idéia de “revitalização”. Muito provavelmente a tal revitalização começou sem um projeto pronto, por isso todo o largo do Açude Novo permaneceu fechado por uns dois anos, até que foi reaberto. Sem praticamente nenhuma novidade positiva. O que deveria ser um espelho d’agua continua sendo um piscina, que enche com a água da Chuva, os canteiros continuam sem grama, a fonte, dizem que funciona, mais eu nunca vi. Isso fora as mudanças negativas. Os parquinhos foram destruídos e foram implantados quiosques na parte interna. A única coisa boa foi o anfiteatro. Depois Veneziano levou o São João pro parque. Aquilo se transformou numa versão maior do já consagrado Sítio São João, uma espécie de “Vila São João”. Tudo muito bonito, lembrando nossa cultura popular, só que o São João terminou e a estrutura não foi desmontada, a “Vila São João” ficou o ano todo lá, com direito até a plantação de Palmas. Foi feita toda uma pintura de bandeirinhas juninas a o redor do que antigamente era um canal, no anfiteatro, foi colocada um palhoça, e nada disso foi retirado. Em geral, uma coisa ridícula.

Enquanto isso... O Museu de Artes abandonado, com o seu acervo parcialmente destruído por um incêndio. E agora, como se não bastasse a total descaracterização, cria-se o Terminal de Integração, cujas obras muito provavelmente também começaram sem projeto definido (isso é evidenciado simplesmente pela falta de apresentação do projeto à comunidade, ninguém sabe como vai ser aquilo). Concluindo, não existe mais Parque Evaldo Cruz. Agora é “Vila São João” misturado com parada de ônibus. Quem perde é Campina...

Nenhum comentário: