quarta-feira, 7 de maio de 2008

Fé e Ciência

Por muitas vezes me deparo como os velhos e incessantes debates sobre fé e ciência. Ontem mesmo participei de uma discussão no Orkut com o tema: “Deus é lógico?”. Respondi que não, entendendo que a lógica humana trata dos fenômenos naturais, não dos sobrenaturais, e sendo Deus um ser sobrenatural, então ele não é lógico. Esse argumento é defendido por Francis Collins, o maior cientista da atualidade, diretor do Projeto Genoma, autor do livro “A Linguagem de Deus”. Ele era ateu, porem depois de produzir o seu fantástico mapeamento genético do corpo humano, concluiu que é impossível (leia-se logicamente) que uma estrutura tão complexa com a humana surja do nada.
A maioria dos cientistas que crêem em Deus, entende o divino como sendo um força cósmica impessoal que controla tudo. Só que Collins acredita no Deus bíblico, um Deus pessoal que influi na vida do ser humano. Ele é criacionista. Francis Collins é um exemplo de uma comunidade científica que faz faculdade e passa boa parte da vida dizendo que Deus não existe, pra no final, depois de tanto estudar, se rendem a sua existência. Muitos torcem o nariz para esta concepção, e seguem em sua luta para desautorizar cientificamente a fé, e o sobrenatural. Entendendo erroneamente que esta discussão é uma atribuição da ciência.
Concluindo, E deixando mais clara a filosofia de Francis Collins, a qual eu concordo, é o seguinte: a ciência é o estudo apenas das coisas naturais. O sobrenatural (que existe), portanto, não pode ser tratado pela ciência, porque não existe explicação natural para o sobrenatural. Portanto, não compete à ciência dizer se Deus existe ou não. A crença em Deus não existe por meio da razão, mais por meio da fé.

Nenhum comentário: