quarta-feira, 27 de agosto de 2008

O Namoro Cristão

*Este texto é para mim a continuação de Conhecer e Amar. Nele, são apresentadas pela Igreja Presbiteriana do Brasil algumas recomendações sobre como deve ser o namoro, segundo os preceitos morais cristãos. O namoro que o texto fala não é o “ficar” mais comum hoje, mais a posição do texto é moralista e conservadora, o que pode ser até escandaloso para jovens não muito ligados ao modo cristão genuíno de viver (falo isso baseado na essência do cristianismo, não necessariamente de religiosidade), principalmente num país tão promíscuo como o nosso. Mesmo sabendo das possíveis opiniões contrarias, decidi publicar este texto, porque é minha posição, é no que eu acredito. O título e o texto foram adaptados para melhor compreensão dos leitores deste espaço.

Namoro é uma fase muito bonita, e definida como ato de galantear, cortejar, procurar inspirar amor de alguém. O namoro cristão,tenha a idade que tiver, deve ser uma convivência afetiva preliminar que amadurece e prepara o casal para um compromisso profundo. O contrario disso, longe dos princípios de Deus, pode resultar em uma experiência nociva e traumática. Observe alguns princípios que ajudam a manter o seu namoro dentro do ponto de vista de Deus.

-Não namore por laser: namoro não é passatempo e o cristão consciente deve encarar o namoro como uma etapa importante e básica para um relacionamento duradouro e feliz. Casamentos sólidos decorrem de namoros bem ajustados.
-Não se prenda em um julgo (II Co. 6:14-18): iniciar um namoro com alguém que não tem temor a Deus e não é uma nova criatura pode resultar em um casamento equivocado. E atenção: mesmo pessoas aparentemente religiosas podem não ser cristãs de fato, ou não levarem o relacionamento com Deus a sério.
-Imponha limites no relacionamento: o namoro contemporâneo está deformado e nele intimidade sexual ou práticas que levam a uma intimidade cada vez maior são normais, mais o namoro cristão não deve ser assim, o que nos leva ao próximo mandamento.
-Diga não ao sexo: Deus criou o sexo para ser praticado entre duas pessoas que se amam e têm em si um compromisso permanente. É uma benção para ser desfrutada plenamente dentro do casamento; fora dele é impureza.
-Promova o dialogo e a comunicação: conversar é essencial, estabeleça uma comunicação constante, franca e direta e não evite conversar sobre qualquer assunto.
-Cultive o romantismo: a convivência a dois deve ser marcada por gentileza, cordialidade romantismo. Na medida certa isso não é cafona, nem é coisa do passado e traz brilho ao relacionamento.
-Mantenha a dignidade e o respeito: o namoro equilibrado tem um tratamento recíproco de dignidade respeito e valorização. O respeito é imprescindível para um compromisso duradouro e estável. Desrespeito é falta de amor.
-Pratique a fidelidade: infidelidade no namoro leva à infidelidade no casamento. Fidelidade é elemento imprescindível em qualquer tipo de relacionamento coerente à vontade de Deus, que abomina a leviandade.
-Assuma publicamente seu relacionamento: uma pessoa madura e coerente com a vontade de Deus não precisa e nem deve lutar contra seus sentimentos ou escondê-los.
-Deixe Deus orientar e consolidar seu namoro. Viva integralmente as bênçãos que Deus tem para você através do namoro, e seja feliz.

2 comentários:

Gui Vilanova disse...

O namoro Cristão deve ser edificado sobre a rocha que é Jesus.
Devemos 'procurar' um(a) namorado(a), que seja temente e fiel a Deus.

O amor é um dom supremo õ//

Ribamar Lima disse...

O amor é o resultado de uma série de reações químicas do nosso corpo para que possamos manter nossa espécie através de relações com outros seres. Impor normas e limites a essas sensações é uma atitude irresponsável e que pode provocar relacionamentos frustrados em que uma pseudo harmonia existe, mas a delegacia das mulheres está ai mostrar o que o "amor" mantido sobre regras, em detrimento dos impulsos biológicos, pode fazer.