Muitos filósofos e cientistas, desde os testes de QI até as inteligências múltiplas de Haward Gardner, têm se estudado as conjecturas da inteligência e do raciocínio das pessoas. Existe até a lei das probabilidades ditas matemáticas, que afirmam que dentro do nosso universo, existem 3% de superdotados e 3% de infradotados (burros).
Hoje em dia o raciocínio de boa parte da população é demente, contudo, é interessante analisar três tipos de raciocínio. Dizendo em ordem ascendente, o lógico, o crítico, e o abstrato.
Raciocínio Lógico é a simples capacidade de entender coisas complexas.
Crítica é a capacidade de estabelecer opinião pessoal e distinta (sinônimos) sobre o que se entende, e retirar o bom das idéias.
Finalmente, o Raciocínio Abstrato é a capacidade de pensar e criar coisas diferentes, romper conceitos com idéias novas. É o melhor de todos os pensamentos.
É sobre este tripé que caminha a inteligência.
5 comentários:
Espero que o meu pensamento também esteja pendendo para o Raciocínio Abstrato. Acho que é o único que nos dá a possibildade de ir além :)
Post muito interessante! :)
Abraços.
Achei bastante sucinto, objetivo.
Mas em que nível reside o talento, a criatividade? Estariam ligados à inteligência ou seria algo empírico, abstrato, sobre o qual não se teoriza?
Abraço
creio que a criatividade está relacionada ao raciocínio abstrato, não coloquei isto no post porque, como disse a pessoa acima, fui muito sucinto em minhas palavras
Márcio,
Seu comentário em meu post passado completou de forma brilhante tudo o que escrevi.
Agradeço cada palavra de elogio, apoio e entendimento.
Aguardo seu artigo, na sexta!
Achei um post muito legal e super interessante!
Passo pra galera um pensamento muito interessante, com escrita formal e de fácil entendimento.
Adorei!
E vou copiar ela no meu site também, claro, que os devidos créditos! ;)
Abçs.
Parceria?
www.juventudealucinada.com
Mande email!!!
Postar um comentário