quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Partidos Brasileiros

É caótico o sistema partidário brasileiro. Até ainda se tinha alguma noção de correntes ideológicas: tinha o PSDB (Partido Social-Democrata Brasileiro) na direita conservadora, o PT(Partido dos Trabalhadores) na esquerda, e o PMDB(Partido do Movimento Democrático Brasileiro) de centro. Hoje não se sabe mais quem é quem. “Hoje não há partido mais social-democrata que o PT”. Palavras de Fernando Henrique Cardoso. FHC ainda disse que o maior mérito de Lula foi renegar tudo o que ele pregou quando era sindicalista.
Eu planejava este ano me filiar a um partido político. Gosto muito do PDT de Jéferson Peres e Cristóvão Buarque (quanto ao ultimo, vi ontem o comentário no jornal de que aquele homem é uma hemorragia de idéias, uma melhor que a outra). Identifico-me com a ideologia de que educação é tudo. Não o fiz isto porque o PDT nacional de vendeu a Lula em troca do ministério do trabalho, enquanto que na esfera local, está sendo controlado por certa família que não quero aqui citar.Os partidos são em sua maioria controlados por caciques coronelistas, e fazem todo tipo de acordos com quem estiver no poder, a fim de obterem certas vantagens... Não há um partido que defenda uma ideologia consistente, mesmo que a tenha só no papel e na mente do poucos filiados (caso do PDT), conseqüentemente não existe partido de vergonha no Brasil, que defenda com honestidade os interesses da população. O PSOL de Heloisa Helena poderia ser uma exceção, mais suas ideologias são radicais e seu pleno de governo inviável, ou seja, é uma idéia utópica.
O que fazer? Todas as vezes que falo de política neste espaço, alguns leitores fazem

AGUIA - Faça a diferença como ela.

comentários do tipo “lavo minha mãos”, “vou anular meu voto”. “Não vou votar”, “o poder corrompe”, etc. isto apenas reflete que o desânimo e a desesperança do brasileiro atingiram também a juventude. Isso me entristece muito, pois acho que este ponto de vista só faz piorar as coisas. Ao invés de não fazer nada e apenas contemplar a crescente desmoralização do Brasil, a juventude inteligente deste país deve invadir os partidos políticos, domina-los. Eu voto. Eu acredito que tem jeito. Nos próximos anos provavelmente entrarei em uma militância partidária, independente de coexistir com corruptos, quero fazer a diferença, mudar. Eu credito que posso. Não acredito que o poder corrompe. Não sou daquele tipo de corrupto velado que vive segundo o Jeitinho brasileiro. Não sou do tipo de ignorante que pensa que o poder corrompe, que existe um sistema que obriga todos os políticos a roubarem... Isto não existe. Existem sim, mesmo que muito poucos, políticos honestos, que fazem a diferença.
Não vou me alongar, mais, depois falarei mais de política e de eleições. A e reiterando, lembre da história da formiguinha que fez sua parte, independente dos outros. Pense, vote, e faça a diferença.


*Este texto é a segunda versão de um original que perdi.

4 comentários:

Pod papo - Pod música disse...

Sobre as pessoas que dizem “lavo minha mãos”, “vou anular meu voto”. “Não vou votar”, “o poder corrompe”, etc. eu acho que elas não estão desanimadas ou desesperançosas, eu acho que elas não gostam de assumir responsabilidades, são pessoas que não querem fazer nada além de reclamar, elas fingem esquecer que responsabilidade social é um problema de todos nós e não só dos governantes. É bom a gente ficar esperto com essas pessoas pois, se um dia alguma delas entra para a política a gente vai ter uma noção de como ela vai agir lá. Provávelmente essas pessoas não fariam nada pelo povo pois, como elas mesmas dizem: "lavo minhas mãos". O Brasil precisa de pessoas otimistas que ainda acreditam no poder do voto e ainda acreditam que tudo pode mudar!

Beijinhos!

Du Santana disse...

Eu tbm acredito que ainda ha um jeito, mas eles conseguiram fazer com que a juventude desacreditasse da politica!

Pra falar a verdade eu também acho tudo isso um circo cheio de palhaços sem graça.

mas eu voto sim! ^^

"O Autor", disse...

Não vou anular meu voto, mas livro minha alma de toda e qualquer tola esperança.

Rosangela A. Santos disse...

todos acham muito chato o horario eleitoral, eu tb, mas se queremos mudar, temos que fazer esse "sacrificio" pelo menos dar um investigada nos caditados para votar no menos pior.

abç..

http://www.analucianicolau.adv.br/