segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Motivações

O texto que segue foi o que me motivou e me orientou na criação deste espaço, mais sedo ou mais tarde eu iria publica-lo:

Púlpito digital

*Whaner Endo

“O mundo é a minha paróquia!”, bradou John Wesley, no fim do século 18, com a plena consciência de que a missão da Igreja passa, necessariamente, pela porta dos templos e se completa para fora dos seus arraiais. Ou, para ser um pouco menos denominacional, basta lembrar das palavras de Jesus, convocando todos para serem suas testemunhas, em Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins da terra (Atos 1.8).O sociólogo canadense Marshall McLuhan teorizou, nos anos 1960, o surgimento da chamada “aldeia global” – e, menos de duas décadas depois, a internet ajudou a concretizar a idéia. Embora ainda estejamos longe de ser a comunidade utópica preconizada por McLuhan – seja pela exclusão digital, seja pela carência de tecnologia –, parece que as coisas estão mudando. Novas ferramentas da grande rede, como os sites de relacionamentos tipo Orkut e os blogs, têm contribuído para uma tribalização pós-moderna. É a paradoxal “volta da tradição oral”, necessária para o surgimento da aldeia imaginada por McLuhan.
[...] Aqui vão algumas dicas para quem deseja iniciar-se:Escreva sobre algo que você conhece – Informação só é importante quanto se transforma em conhecimento.
Fale sobre assuntos que você domina. Conteúdo é tudo!Defina bem o seu público – Quanto mais segmentado for o blog, melhor; afinal, você saberá qual a linguagem utilizar e as particularidades do seu leitor. Valorize a interação – Nunca deixe de responder a um visitante, por mais irrelevante que possa parecer o comentário. Nunca se esqueça de que existem mais de 80 milhões de blogs – e de que, dentre todos, seu foi o escolhido e motivou alguma reação.Atualização é fundamental – Torne a atualização do seu blog uma rotina. Se algum visitante em busca de novidades der de cara com a mesma informação, tenha certeza: você acaba de perdê-lo. Nunca fale em “miguxês” – “C naum sabi o q eh?” Trata-se dessa nova forma de “linguagem”, criada por adolescentes, indefectível em salas de bate-papo ou programas de mensagens instantâneas. Se você quer dar credibilidade ao seu blog, evite-a, a não ser que seja uma escolha deliberada para atingir esse tipo de público.

*Whaner Endo é publisher da W4 Editora e diretor executivo da Associação de Editores Cristãos (Asec). Formado em produção editorial, é mestrando em Comunicação Social e membro da World Association for Christian Communication (WACC).

5 comentários:

Anônimo disse...

PARABÉNS AMIGO PELO BLOG - ATUAL, POLÊMICO, CRIATIVO. QUE BOM QUE TEMOS PESSOAS COMO VOCÊ. VOCÊ GANHOU MAIS UM LEITOR DIÁRIO. PARABÉNS

André Cunha disse...

Parabéns pelo blog, gostei das idéias e da organização das mesmas!
Discorrer sobre atualidades e principalmente, atualidades regionais é uma coisa complicada para mim.
Se me permite uma pergunta, como você achou meu blog? Nunca encontrei muitos leitores aqui em Campina...

Ribamar Lima disse...

Olá Márcio, como maneira de interação intelectual, convido você a participar das discussões de nosso blog, o HOLÍSTICA DIÁRIA, http://holisticadiaria.blogspot.com/, e dessa forma, enriquecer nossos conhecimentos sobre diferentes maneiras de ver o mundo.

Yuri Lima disse...

Ah prometo que terei mais dedicação e força de vontade ao blog. :)
Olha você trabalha na Lourdinas :)
eu estudei lá até o ano passado quando terminei,enfim... :)
Belo blog

Samara Teixeira disse...

Bastante interessante o texto, uma dica valiosa para quem quer entrar no mundo dos 'blog's'.
Meu motivo maior foi a vontade de expressar-me junto de amigas dando apoio falando o quanto gostavam de meus textos.
Bem, não é o fim do meu blog, ainda escreverei muito, mas por um momento que pode ser duas semanas ou meses quero manter-me excluida, enquanto isso se for de seu agrado dá uma olhada nos meus arquivos, acredito que apesar de um tanto melancolicos algum vai te agradar.

Abraço.