segunda-feira, 20 de abril de 2009

Dia do Índio

.

CACIQUE RAONI: Ele usa óculos e já recebeu até título de Doutor Honoris Causa
.

.
Não poderia deixar passar data de ontem, 19 de Abril, em Branco. É uma das datas mais queridas pelas professoras de educação primária. Sexta-feira passada eu já via várias criançinhas com algo parecido com penas na cabeça, semi-fantasiadas de índios. Uma gracinha...
Mais a questão
é: os primeiros habitantes do Brasil e das Américas, chamados índios, ainda existem? A resposta é: provavelmente não. Considerando índios grupos de indivíduos isolados na floresta amazônica. Existe uma teoria que diz que essas tribos foram para lá foragidas da invasão portuguesa no litoral e cerrado.
Com isso, perguntará o leitor: porque então o governo cataloga tribos indígenas em todos os estados da federação? Penso que são apenas grupos de descendentes, que já absorveram toda a cultura da "civilização" cristã ocidental. Falam português e vestem roupas, e muitos deles trabalham nas cidades. No entanto, realizam manifestações neo-folclóricas em ocasiões especiais, como no dia do índio, por exemplo. Muitos desses descendentes de índios já absorveram até um defeito do “homem branco”, a desonestidade. Na Amazônia, por exemplo, há indígenas vedem em parte ou na totalidade suas reservas, ou fazem delas ponto de visitação turística, para ganharem dinheiro. Aprenderam rápido a serem ambiciosos.
Como no Brasil a corrupção é generalizada, naturalmente que também existe corrupção entre os “pele vermelha”.

Um comentário:

Rauny Castanha disse...

rapazzz gostei desse topico ai sobre o dia do indio principalmente da foto
me recorda o cacique rauny o meu xara fuizz vlww o blog ta de parabens