quinta-feira, 23 de abril de 2009

Considerações sobre o “imprensado”

.
TIRADENTES: Ele foi enforcado. A segunda-feira também
.
Esta semana estava conversando com uma colega estudante e eventualmente ela me mostrou o seu calendário letivo. Lá estava escrito: “20 de Abril: Imprensado”. Me surpreendi pela institucionalização deste costume que muitos tem de tornar um dia útil entre dois dias inúteis um dia também inútil. Os chamados imprensados são muito comuns em instituições de ensino e repartições públicas.
Nos meus estudos, tanto na UEPB quanto na UFCG os alunos persuadiram os professores a não ministrarem aulas na segunda feira, véspera do feriado de Tiradentes.
Isto revela algo que me entristece bastante. A falta de prazer em estudar. No ultimo texto sobre educação que postei aqui, há uma frase bem interessante que diz: “gênio é uma pessoa normal que trabalha no que gosta”. Pois bem, sendo assim, a falta de genialidade, ou de raciocínio abstrato das pessoas se deve à falta de prazer em estudar. O fato é que a maioria dos estudantes estuda por necessidade ou por obrigação, não porque gosta.
A pergunta é: qual o porquê desta falta de prazer em estudar? A resposta é complicadíssima, e não cabe aqui. Daria um livro...

Nenhum comentário: