quarta-feira, 15 de abril de 2009

Extemporaneidade

CÍCERO LUCENA: pretenso candidato ao governo da Paraíba em 2010
.
Estamos a 17 meses das eleições para governador, e na Paraíba já existem indivíduos lançando “pré-candidatura”. O ser a quem me refiro é o senador Cícero Lucena, do PSDB da Paraíba. Lucena já foi governador do estado por um pequeno período, e prefeito de João Pessoa por mais tempo. Eleito senador como “zebra”, ocupou o lugar que era de Ney Suassuna, do PMDB. Ele é acusado de desviar milhões da prefeitura da capital paraibana quando era prefeito, num esquema de corrupção o qual, segundo as denuncias, ele era o chefe. Antes de ser eleito senador da república ele chegou até a ser preso. O processo hoje corre em segredo de justiça (o que é um absurdo).
Pois este mesmo Cícero Lucena anunciou sua pré-candidatura a governador do estado da Paraíba, a 17 meses do pleito.
Não se sabe, no entanto, quando se realizaram as convenções do PSDB, nem como foi que Cícero Lucena conseguiu se registrar pré-candidato do partido tão extemporaneamente. A verdade é obvia: não existem (nem podem existir) pré-candidaturas no atual período. O anuncio reflete apenas a vontade pessoal dele e do presidente nacional do PSDB, o também senador Sergio Guerra, que manifestou apoio à dita pré-candidatura de Lucena.

O tucano disse ainda que a decisão independe da opinião do ex-governador Cássio Cunha Lima, que até poucos meses atrás , ao que se comenta, mandava monocraticamente em absolutamente tudo de seu partido, mais agora, sem cargo público, está em fase de ostracismo, e não merece mais relevância a Cícero. Há boatos também que Cunha Lima estaria saindo do PSDB a fim de numa mirabolante obra de engenharia política montar aliança com o atual prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, do PSB. Coutinho, apesar de sabiamente não falar sobre o assunto, é candidato a governador da Paraíba, e favorito para ganhar as eleições do ano que vem.
Toda esta discussão antecipadíssima reflete a sede e a ansiedade pelo poder de nossos representantes. O debate eleitoral na Paraíba é ininterrupto, vivemos em constante “micro-periodo eleitoral”. Ao invés de trabalharem, nossos governantes preferem a todo tempo fazerem conjecturas e mais conjecturas sobre os pleitos.
Cícero Lucena tem atuação pífia no senado, e dizem que ele se esconde da imprensa nacional a fim de não nem a ele nem aos comprometedores processos judiciais que responde. Eu votei nele em 2006, e me arrependo profundamente.

Nenhum comentário: