quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Os blogs e o Twitter

A blogosfera está em crise, em polvorosa. Motivo? Twitter. A rede social que mais brilha no momento tem ofuscado toda a rede. Já li alguns textos sobre o tema na blogosfera, e o clima entre muitos é de desespero.

Vejo isto como reflexo da personalidade do internauta. As pessoas, não sei se só no Brasil ou no mundo todo, vêem a internet como um lugar de informações objetivas e diretas ao máximo (tipo twitter). Os internautas profissionais, por assim dizer, já consideram a televisão jurássica, por não terem paciência para, por exemplo, passar 45 minutos em frente à televisão assistindo às informações de um jornal, dos quais cerca de 15 são dedicados à publicidade repetitiva.

Os internautas também são excessivamente acomodados. A maioria deles não está disposta a esperar mais de 3 segundos para uma página abrir, nem passar da segunda página de pesquisa no Google. Eles querem acessar a informação o mais fácil e rápido possível. O twitter é o símbolo desta internet e deste internauta, pois atende ao máximo estas características.

O que fazer então? De minha parte eu procuro me adaptar. Por exemplo, entendendo o principio da objetividade na internet, procuro não ultrapassar 400 palavras nos posts. A questão é que se os blogs são meio de discursos declaratórios, porem argumentativos, então que se argumente sem perder a objetividade. Também pratico os métodos já conhecidos pela imprensa como fotos, divisão do texto. É preciso também que a página não seja pesada e abra facilmente.


Também levo em conta nos meus blogs a organização e a simplicidade, para que não haja uma confusão visual. A minha preocupação é primeiro, fazer uma coisa que gosto, e que considero de qualidade, independente de quantos vão ler.
O importante pra mim é a consciência de estar contribuindo, mesmo que minimamente, para uma Internet melhor e com conteúdo de qualidade. Ademais, acho que vou me conformar com a possível “obsolescência” dos blogs, insistindo e tendo orgulho em participar dos “jurássicos” das redes sociais.

E Viva a Blogosfera!!!

3 comentários:

KGeo disse...

blogosfera for ever

Losterh disse...

Não Márcio!

"É uma cilada, Bino!"

Não deixe de escrever as coisas maravilhosas que sei que tem para escrever por causa desse comodismo sem graça que temos.

Precisamos de palavras. De quantas forem necessárias. Quanto mais delas e mais sinceras, mas próximos estamos de entender as idéias, as sensações...

Peço, peço!

Anônimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ приобрести фильмы
для сайта marciodanielramos.blogspot.com