quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Festa no País do futuro

POR ALBERTO DINES

Enfim, está garantido o amanhã. Pelo menos até 2016. Mais uma vitória de Lula - ele é “o cara”. Bateu o casal Obama, os Reis de Espanha e o Imperador do Japão. Pela primeira vez uma cidade sul-americana vai abrigar os Jogos Olímpicos.

O Rio de Janeiro será nos próximos sete anos a nova Olympia. A estátua de Zeus (o rei dos deuses), infelizmente destruída há quase dois mil anos, já tem substituta – o Corcovado. A Rocinha troca de lugar com o Monte Olimpus.

Ninguém segura este País - a frase é velha, batida? Não há nada de novo sob o sol, o rei Salomão sabia das coisas. O que importa não é a euforia de ontem, mas a de hoje. Dos sofridos cariocas, principalmente. Até os paulistanos engoliram o habitual despeito, certos de que a vai sobrar para eles.
.
Vibraram também todos os lobistas, falsos consultores, atravessadores, intermediários e prevaricadores do País. Se as ações das milícias que controlam a segurança do Rio fossem cotadas na Bolsa de Valores teriam uma fenomenal valorização. A delinqüência – pequena, média, grande e super-grande - está comemorando os sete anos de vacas gordas que vêm por ai. E com elas mais um empurrão em direção da prosperidade. A ilicitude distribui riquezas mais rapidamente do que a legalidade.
.
Alberto Dines
.
Gloriosa sexta-feira, porém o dia anterior foi nefasto. O vazamento das ultra-secretas provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) mostra como o País é vulnerável às infrações: o crime ganha todas as paradas.

Cerca de quatro milhões de estudantes foram lesados. O primeiro cronograma sério de suas vidas deverá ser refeito, o salto à frente que deveriam dar neste fim de semana foi adiado. O passo adiante, atrasado. A elite pensante, safra 2009, começa a sua existência em clima de ressaca, obrigada a encarar a dura realidade: a torpeza se impõe em todos os quadrantes – na mesa do Senado, no Tribunal de Justiça de Brasília, em cada contencioso onde se enfrentam a decência e a indecência, esta ganha de goleada. Inclusive nos esportes ditos olímpicos.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, é competente, sério, idealista, responsável, rigorosamente transparente. Suas preferências partidárias não interferem nas opções administrativas e técnicas. É, junto com o ministro da Saúde, uma exceção. Mas o que se vê por ai é uma desbragada orgia, o culto ao vale-tudo com as bênçãos de ideologias que até agora só produziram fiascos justamente porque menosprezaram a justiça e a legalidade.

Além do prejuízo aos estudantes, o País jogou pela janela R$ 35 milhões. Com o mesmo descaso com que compra submarinos e aviões de combate pelo dobro do preço. O contribuinte não vai para a rua reclamar porque ele sonega o quanto pode. A recente crise na Receita Federal mostra como são comprometidos pela política os nossos sistemas de controle. O atual confronto entre o Tribunal de Contas da União e os gerenciadores do PAC desnuda a fúria eleitoreira que comanda o processo decisório brasiliense e, por extensão, o brasileiro.

O vazamento das provas do Enem ainda não foi devidamente explicado. Espera-se que não caia no esquecimento e os seus responsáveis não sejam premiados com sinecuras no exterior. Por enquanto sabe-se que foi obra de amadores. Amadores que conseguem anular um elaborado sistema de sigilo, certos de que embolsariam meio bilhão de reais em troca da desmoralização do governo.

O comentarista Luiz Weis designou-os como “aloprados” numa alusão aos que há três anos inventaram um dossiê para incriminar a oposição às vésperas do pleito presidencial. Em 2006, o semanário “IstoÉ” foi na onda daqueles malucos. Os de agora imaginaram que o “Estado de S. Paulo” faria o jogo sujo e, se recusasse a primícia, a ofereceriam a uma rede de TV.

A imprensa saiu-se bem neste episódio. Espera-se que saiba resistir à vibração patriótica acionada a partir de Copenhagen. Sediar a Copa do Mundo e, logo em seguida, as Olimpíadas são maravilhosas oportunidades para estimular nossa capacidade gerencial. Convém não perder de vista os vazamentos, a imoralidade e a hipocrisia.
.
.

Um comentário:

Du Santana disse...

´Sei que é bobagem o que vou dizer, que acho olimpiadas algo tão bobo. Mas tem lá sua importância, tipo... As pessoas especialistas em eventos esportivos sabem do que estou falando.

Mas será que à longo prazo valerá a pena? (... pronto, já estou pensando como um investidor selvagem).