quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Filosofia política e inconclusões

.
LULA E DILMA
.
A corrupção dos políticos é algo que impressiona a todos. O próprio The New York Times já afirmou que no Brasil o noticiário de corrupção tem praticamente a mesma relevância que as novelas. E de fato, acompanhamos todos os dias nos jornais os capítulos do que julgamos como sendo os mais esdrúxulos e indignos comportamentos, os denominados escândalos. Isto muitas vezes se refere a supostas irregularidades cometidas durante os mandados dos agentes políticos. Contudo, há também os “escândalos” de campanha, que em nada ficam atraz dos de mandato.

Neste ano, contemplamos uma das piores faces do presidente Lula. Ele está fazendo comícios pré-eleição por todo o Brasil com sua pré-candidata a presidência, Dilma Russef, a mulher que ele deseja transformar em presidente a partir do PAC, da mesma forma que FHC se tornou presidente a partir do Plano Real. Lula faz comícios pra Dilma com dinheiro público. O contribuinte é quem paga, e isso não é em hipótese alguma financiamento público de campanha. Lula faz isso plenamente consciente das ilicitudes que está cometendo (tais como pré-campanha, desvio de finalidade do dinheiro público, etc).

Mais nem adianta fazê-lo bode expiatório. Eu não conheço político que não faça isto. O uso da máquina administrativa em favor pessoal já é praxe dentro do poder público. A reeleição consecutiva é praticamente a instituição legal disto, visto que a população não sabe separar o político do candidato. Este tipo de corrupção é tão comum que chega até a ser involuntário. Contudo, na maioria das vezes isto é voluntário, e ao máximo. Os desvios de recursos públicos são freqüentes e visíveis (vê-se comumente por exemplo, o arrocho nas contas de uma prefeitura após as eleições. Fica claro que o prefeito de alguma forma desviou dinheiro do povo para sua campanha, por isso a contenção de gastos no pós-eleição). Sobre o assunto, passa na cabeça da classe política algo como: "Em eleições, tudo é permitido aos candidatos, inclusive o proibido!"

O que então seria isto? Falta de vergonha? De escrúpulos? Sacanagem? Não. Isto é filosofia política pura. Isto é Maquiavel. Isto é: “não importam os meios se os fins são nobres”. A interpretação disto é: não importam os meios se eu acho que os fins são nobres, não importam os meios se irei sair beneficiado com os fins. Isto é filosofia política, feita para monarcas mas apropriada por republicanos, escrita a cerca de 400 anos, mais praticada até hoje. E o que mais choca é que isto é algo humano. O discurso “bonzinho” é na maioria das vezes só discurso.
.
EU: interpreto este perfil como de sofredor, cansado, mais esperançoso, mais ou menos o que sinto quando escrevo este texto
.
Mais eu paro minha crítica por aqui. As conclusões que tiro disto tudo vão contra as minhas convicções sobre de ética, de honestidade e de cristianismo. As conclusões que tiro vão contra a minha esperança de que existam pessoas melhores. Portanto, prefiro nem concluir, para que minha convicções não sejam ainda mais abaladas.
.

8 comentários:

Rafa disse...

O que mais se esperar do Mula em? N tem jeito o proximo presidente é serra, pelo menos antes ele que a dilma

mulherices disse...

Amigo, minha visão sobre a ética na política é bem cética.

Em primeiro lugar, percebe-se que desde que o regime democrático foi restaurado (há mais de 2 décadas), os escândalos de corrupção foram tantos e tão noticiados, que o povo aparentemente ficou "anestesiado", já nem liga mais.

Em segundo, infelizmente, eu digo o que pouca gente tem coragem de dizer: que nossos governantes são o reflexo perfeito do povo, mal preparados, oportunistas e com um padrão ético muito baixo.

Reclama-se muito do "governo", mas na vida real - na média - não somos melhores que eles.

Pobre esponja disse...

O Brasil é o país do futuro. Essa é a grase mais genial, pois o futuro poderá sempre ser deixado para amanhã. Também creio que cada povo tem os políticos que merecem. Todos vão às ruas para comemorar o Rio 2016, mas quantos deles se juntaram para pedirem maior combate ao tráfico?

abç
Ponbre Esponja

Unknown disse...

Serra? olha já estamos aqui povo gaúcho muito satisfeito com o governo de Yeda do PSDB e o que ela esta fazendo para o nosso estado, tendo a cara de pau de aparecer na tv ainda e dizer que é assim que o PSDB governa, eu imagino se fosse um presidente então como não estaria pior ainda nosso Brasil.

Neuro-Musical disse...

Realmente, há corrupção no governo sim, mas discordo de muitas coisas que você citou em seu texto. O Presidente Lula foi um dos melhores, senão o melhor presidente que o Brasil já teve. Ele ajudou os pobres, ele fez tudo que os outros prometem e não cumprem!

Pare e pense! Se não fosse por Lula, enfrentariamos uma crise desgraçada, se não fosse por Lula, as Olímpiadas e a Copa do Mundo não seriam sediadas no Brasil em 2016 e 2014 respectivamente. Se não fosse por Lula, o Brasil estaria em péssimas mãos, por isso, deveriamos erguer as maos para o céu por ter um presidente tão capaz quanto ele.

Sim, há corrupção no governo dele, mas não é ele que desvia dinheiro dos cofres públicos. São os outros, governadores, prefeitos e etc. E o que há de mal em apoiar a Dilma? Não vejo isso como afronte ao povo!

http://cerebro-musical.blogspot.com

http://twitter.com/felipe_damasio

Paulo Giovanni disse...

Corrupção é complicado mesmo.

Du Santana disse...

Acho que a corrupção (a do mundo interio) só vai acabar lá pelos anos-de-são-nunca, no inicio da primavera. O espirito humano é bem maquiavelico mesmo. Só Deus...

Anônimo disse...

Gente quem fala que LULA é um mal presidente é mais burro que um burro.
por que nunca se viu o nosso Brasil evoluir tanto do jeito que esta se desenvolvendo agora.
O brasil nunca pensou em pagar as suas dividas externas, ou se pensou ficou só na vontade, o que agora é diferente o Brasil deixou de ser um pais devedor para ser um pais credor, emprestando ate dinheiro para outros países.
O brasil nunca importou e exportou tanto como no mandato do nosso presidente.
Sem contar que o Brasil agora e conhecido pelo outros países como o pais do desenvolvimento deixando de ser um pais de índice de pobreza alto para um índice baixo.
Se eu for falar tudo que o melhor presidente do Brasil fez, que no caso é ele LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA ou simplesmente LULA, ai ai ai, vou escrever paginas e mais paginas.
Como diz BARACK OBAMA, LULA "esse é o cara".