quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Carlos Nascimento, o PT e a demagogia



CARLOS NASCIMENTO, no SBT Brasil: "Toda a imprensa informa o que é de interesse público, e os deputados não gostam disso". Generalização demagógica


Nesse período do ano estou podendo observar um pouco da programação de TV aberta no Brasil. Tenho rido muito, acredito que pela razão do modo com que eu tenho acesso à informação atualmente estar tão alem do que a TV oferece, que praticamente tudo parece engraçado (tragicômico).

Nisto, ontem a noite no noticiário “SBT Brasil” foi exibida uma reportagem, em tom crítico (portanto parcial), acerca de uma cartilha distribuída pelo Partido dos Trabalhadores à parlamentares eleitos, dando algumas orientações para o comportamento destes no Congresso Nacional, com atenção especial para o tratamento com a imprensa. Nesse ponto, entre outras coisas, a cartilha diz com todas as letras que a imprensa é parcial e vem tratando o governo do PT com “má vontade”. Em seguida, o ancora do programa, Carlos Nascimento, teceu comentário sobre a reportagem dizendo que a imprensa informa o que é de interesse público e que os deputados não gostam disso.

Os dois lados, tanto a cartilha do PT quanto Carlos Nascimento, estão (em maior ou menor nível), parcialmente certos (e parcialmente errados). No entanto, foi o discurso demagógico ao extremo de Carlos Nascimento que me chamou mais atenção. Ele faz o que praticamente toda a imprensa faz, usar o poder de alienação em beneficio próprio para se blindar de tudo e de todos. A grande imprensa se declara salvadora da pátria, símbolo da democracia, livre, independente, imparcial, de interesse público, etc., e por isso não admite ser censurada, questionada ou criticada. Quem questiona a grande imprensa é rechaçado pela mesma, que coloca a massa contra. É assim que funciona. A verdade é que a grande imprensa desse país é, em sua maior parte, meio de uma certa elite dominar e alienar as massas. É fato que a maior parte da grande imprensa é sim parcial, tem editorial direcionado e tem ligações com partidos políticos. Essa verdade é negada.

Digo, no entanto, que não sou totalmente contra a parcialidade jornalística, afinal de contas muitas vezes IMparcialidade rima com falta de opinião. O que me posiciono contrariamente é a imprensa ser parcial e negar isso. Ora, negar pra que? Acho digna a opinião dos jornalistas quando ela é declarada. No caso de Carlos Nascimento, é lamentável a sua demagogia. Nesse jogo de poder ninguém é santo!

Um comentário:

Daniel Cândido disse...

Tenho certeza de que a demagogia é o meio mais fácil para manipular as massas; o PT por exemplo tem usado essa estratégia desde sempre para lançar sementes nas mentes dos eleitores; o Lula deu essa fórmula secreta, a regra de ouro, que foi explorada até o bagaço por ele para convencer a população a votar nele.
A demagogia consegue esconder muitos pontos negativos de qualquer pessoa, seja algum político, a imprensa, a polícia, qualquer um pode se camuflar por meio deste recurso, diga-se de passagem, bem perigoso.