sexta-feira, 11 de março de 2011

VERGONHA: Veneziano retira ônibus estudantil de Galante

Segue abaixo texto de estudante prejudicada com a perseguisão do prefeito Veneziano aos estudantes do Distrito de Galante e outras localidades:


PREFEITURA DE CAMPINA GRANDE RETIROU O ÔNIBUS ESTUDANTIL E NÓS ESTUDANTES DE GALANTE, SANTA TEREZINHA, PORTEIRA DE PEDRA E VILA CABRAL ESTAMOS AMEAÇADOS DE PERDER O PERÍODO LETIVO

Somos mais de 50 estudantes que residimos no Distrito de Galante, Santa Terezinha, Porteira de Pedra e Vila Cabral estamos prejudicados pela falta de transporte escolar, pois o Prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego e o Secretário de Educação, Flávio Romero, retiraram o ônibus que desde o ano de 1989 era disponibilizado para estudantes dessas localidades. O problema é muito grave e se não for tomado uma solução imediata, o prejuízo será incalculável, podendo ocorrer perda do ano letivo.
O problema ocorre principalmente no turno noturno, quando freqüentamos vários cursos: de História, Administração, Economia, Pedagogia, Letras, e mestrado em História na UFCG e nos cursos de Pedagogia, Letras, Química, Matemática, Direito, Biologia e História na UEPB. Além dos estudantes universitários, estão prejudicados os alunos do ensino técnico que fazem cursos na Escola Técnica Redentorista, Escolas de Enfermagem (Paulista, CEAS, Nossa Senhora do Carmo) e SENAI. Cursos profissionalizantes da Escola Normal, alunos matriculados em Cursos de Informática básica, além dos alunos que se preparam para o vestibular que estudam no Cursinho pré-vestibular solidário da UFCG, do SESC e algumas escolas particulares. Os ônibus para Galante, Santa Terezinha e Porteira de Pedra só estão em circulação até às 20h pela empresa Transnacional, após esse horário, os estudantes dessas localidades não dispõem de transportes coletivos.
No dia 17 de fevereiro, uma comissão de estudantes se reuniu com o Sr. Prefeito Veneziano Vital do Rego e o Vereador Antônio Pimentel, quando foram informados que a prefeitura não iria mais disponibilizar o ônibus principalmente no turno da noite, porque o governo municipal não teria responsabilidade com estudantes universitários, de nível técnico e profissionalizante

Estará mesmo o Senhor Veneziano impedido de autorizar despesas com um ônibus para transportar estudantes carentes de comunidades pobres? Pode sim, e não é obrigado utilizar as verbas do FUNDEB. O Governo Veneziano dá ao Treze e ao Campinense R$ 70.000 por mês a cada clube, porque não pode pagar um ônibus para garantir que estudantes pobres não percam o ano letivo? As justificativas utilizadas não convencem e demonstra a falta de responsabilidade do prefeito e do Secretário de Educação com a educação do povo.

Por que tal atitude somente fora tomada com a mudança do cenário político estadual? Por que justamente agora estão negando transporte para mais de 50 estudantes? Prezar pela educação é negar o direito aos alunos a seguirem o percurso normal de seus cursos? Retirar de nós o direito ao acesso a educação é cometer um crime contra jovens cidadãos que acreditam que a escolarização a profissionalização é um meio de desenvolvimento pessoal e a garantia de crescimento do local.

Estamos sendo vitimas de querelas politiqueiras e atitudes mesquinhas dos que governam o Município de Campina Grande?
Se essa situação não for resolvida logo, nós estudantes corremos o risco de perder o ano letivo, pois já perdermos mais de duas semanas de aulas e por essa razão, através do DCE-UFCG e DCE UEPB protocolamos uma reclamação no Ministério Público e aguardamos uma reunião com a Gerente da 3ª Região de Ensino para que seja tomada uma solução urgente. Nós estudantes de Galante, Santa Terezinha, Porteira de Pedra e Vila Cabral estamos muito prejudicados e muito abalados com a possibilidade de perda do ano letivo se as providencias não forem tomadas com urgência.


Campina Grande, 10 de março de 2011.

IVONE AGRA BRANDÃO
Estudante do curso de mestrado em História pela UFCG
Contato: 8823-9538

Nenhum comentário: