quinta-feira, 14 de abril de 2011

VERGONHA: Governo Dilma reduz em 10% verba para universidades

Surpreendeu o anúncio feito pelo governo federal no último dia 21 de fevereiro de corte nas verbas do Ministério da Educação na ordem de R$ 1 bilhão, o que poderá diminuir em até 10% os recursos para as universidades federais. Ao todo, esse valor é equivalente a quase duas vezes o que o MEC gastou com livros do 1º ao 5º ano do ensino fundamental em 2010 e faz parte de um corte de R$ 50 bilhões no orçamento da União. A surpresa está no fato de que o corte ocorre em um momento de propalado crescimento da economia. Ora, se a economia cresce e há, portanto, mais dinheiro sendo arrecadado pelo governo, porque realizar cortes em áreas sociais?

Nota-se que nenhum dos cortes foi realizado nos juros que são pagos aos banqueiros através da chamada dívida pública. Esse pagamento consome mais de 30% do orçamento do governo e serve unicamente ao enriquecimento de um punhado de banqueiros e especuladores.

O governo, ao invés de enfrentar esses interesses, segue economizando do financiamento da educação, da saúde e da habitação para guardar dinheiro para aumentar ainda mais os lucros desses setores. Para piorar, no dia 15 de fevereiro, a ministra do Planejamento Mirian Belchior anunciou que em 2011 não devem ser feitas contratações, nomeações para o funcionalismo público de aprovadas em concursos públicos, nem novos concursos. Um absurdo!

Não podemos ficar parados quanto a isso. Enquanto o governo privilegiar os banqueiros e o pagamento da dívida pública, a educação em nosso país não será prioridade. Esse é o momento de nos unir e lutar por nossos direitos.

*Adaptado do Jornal do DCE da UFCG

__________________________________

Em minha opinião nesses primeiros 100 dias de governo Dilma apenas herdou a popularidade do governo Lula. No entanto, qualquer mudança de prática de governo que tem ocorrido em 2011 foi pra pior. Isso sem falar da pratica política da presidente, de que falarei numa próxima vês...

Nenhum comentário: