segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Multiculturalidade

Este é o nome da nova coluna que estréia hoje no ORDEM, PROGRESSO E CRÍTICA. O objetivo é que o leitor tome partido da multiculturalidade que assusta no mundo atual, e sair de nosso mundinho brasileiro para descobrir o que a de melhor e pior no mundo, e assim perceber que vivemos um meio termo, apesar de em alguns pontos, como educação e segurança, estamos entre os piores.
Também entrou no ar a coluna Os Melhores, que reunirá o dízimo das postagens, ou seja, os 10% melhores.
Vivendo as nossas deliberações cotidianas, a maioria das pessoas se fixa no seu umbigo, seja em que esfera ele estiver (isto pode significar pensar me si mesmo, em seu campo de estudo, em sua comunidade, enfim, pensamento umbilical é entendido neste texto como pensar em uma só coisa, ignorando as outras). Não que ter opinião sobre tudo seja essencial, mais levando em consideração o famoso provérbio de Decartes “penso, logo existo”, é interessante notar que algumas pessoas tendem a ter conhecimento de uma variedade de temas, opinando em todos. No meu caso, isto talvez se deva ao meio, como dizia um outro filósofo: sou universitário, estudante de humanas, e atualmente não exerço atividade profissional fixa desde que sai da UNESC (estou pleiteando alguns concursos públicos). Talvez tudo isto seja a razão da criação deste espaço, em que se fala de tanta coisa.
Este multiconhecimento tem me levado a me espantar com as diferenças das culturas mundiais. Vamos fazer uma viagem por alguns lugares do mundo que fazem a diferença, positiva ou negativamente.

3 comentários:

Jonatas Fróes disse...

Achei interessante essa nomenclatura de pensamento umbilical. É um conceito realmente existente hehehehe... Sempre vejo que as pessoas preferem limitar seu conhecimento do que explorar as diversas coisas que podemos aprender por ai.

[]'s

Musikaholic

Unknown disse...

Bem concordo com você, seu blog é um ótimo espaço para discussões do nosso cotidiano, em baixo tem um post sobre partidos politicos que também achei muito interessante, espero que você continue este trabalho para a cada dia mais melhorar o nível dos blogs brasileiros.

RUBENS CORREIA
www.blogdorubinho.cjb.net

"O Autor", disse...

Estou pronto para ficar espantado!